Depois de um mês de fortes emoções, algumas risadas, muitos memes e uma certa frustração para a torcida brasileira – que terá que ficar rumo ao hexa pelo menos até 2022 – a Copa do Mundo da Rússia acabou deixando saudades. Mas, é claro, nada como a saudade do Campeonato Brasileiro, que estava pegando fogo antes da pausa para o mundial.

Vamos relembrar:

Na 12ª rodada, quatro empates e seis jogos com um vencedor marcaram as partidas. O São Paulo venceu o Vitória com sobras no Morumbi, fazendo 3 a 0 e cumprindo sua meta de ficar no G-4. Enquanto isso, América-MG x Chapecoense e Sport x Grêmio não saíram do 0 a 0. O Santos venceu o Fluminense por 1 a 0 no Rio e o Bahia fez o mesmo placar sobre o Corinthians na Arena Fonte Nova. O Botafogo venceu o Atlético-PR por 2 a 0, o que resultou na demissão do técnico do time paranaese. O Atlético-MG venceu o Ceará e o Internacional venceu o Vasco, ambos em casa. Flamengo e Palmeiras protagonizaram um empate polêmico, repleto de confusão e expulsões.

Os placares deixaram os cariocas em primeiro lugar, seguidos do Atlético-MG e, em terceiro, o São Paulo. O Internacional fecha o G-4 e o rival Grêmio está logo em seguida. Na parte de baixo da tabela, o Z-4 é formado por Bahia, Paraná, Atlético-PR e o Ceará na lanterna.

Movimentação no mercado da bola

Já é comum que aconteçam muitas idas e vindas enquanto o esporte está de olhos voltados para a Copa do Mundo e não foi difrente em 2018. A venda do meio-campista Arthur, que saiu do Grêmio para o Barcelona, repercutiu no mundo inteiro. Enquanto isso, em Minas, o Galo perdeu três de seus principais jogadores: Róger Guedes (Shandong Luneng, da China), Bremer (Torino, da Itália) e Cazares (Al-Shabab, dos Emirádos Árabes). E o rival, Cruzeiro, manteve seu elenco e trouxe Hernán Barcos.

O Santos vendeu Rodrygo, a joia de apenas 17 anos, para o Real Madrid em um contrato válido até 2025. O menino, no entanto, segue no litoral paulista até 30 de junho de 2019. No Palmeiras, outro jovem foi negociado. O atacante Fernando, de 19 anos, foi vendido ao Shakhtar Donetsk. Maycon, meia titular do Corinthians, já se despediu e seguiu para o mesmo destino. Já no São Paulo, Petros e Cueva foram as principais perdas do time, que apresentou o lateral Bruno Peres e o meia Joao Rojas. Entre os nomes ainda especulados para chegar está o volante Junior Urso.

Nos clubes cariocas também tiveram várias mudanças. O Botafogo perdeu o técnico Alberto Valentim e o atacante Leandro Carvalho. O Vasco perdeu os atacantes Paulinho e Riascos e contratou Maxi López para uma das vagas deixadas pelos dois. Para a zaga, Oswaldo Henríquez também veio. O Fluminense perdeu o técnico Abel Braga, mas já contratou Marcelo Oliveira para seu lugar. E perdeu três zagueiros: Luan Peres, Nathan Ribeiro, e Reginaldo. Destes, o que mais teve perdas importantes foi o Flamengo, que viu Felipe Vizeu, Vinicius Jr, Jonas e Ederson indo embora. Para preencher as vagas, apenas Fernando Uribe chegou.

Expectativa para a continuidade do Brasileirão

Com as mudanças nos times, a expectativa dos torcedores está sob o desempenho que eles terão na continuidade do Campeonato Brasileiro. Se os titulares farão falta, se os substitutos darão conta do recado à altura e como será a disputa, pois, apesar da diferença de pontos do primeiro para o segundo e terceiro colocados, a tendência é que a briga seja boa.

 

13ª rodada

Logo na rodada de volta, três clássicos e alguns confrontos diretos já fazem o campeonato retomar com tudo. Confira os jogos:

Ceará x Sport

Vitória x Paraná

Corinthians x Botafogo

Grêmio x Atlético-MG

Flamengo x São Paulo

Chapecoense x Bahia

Cruzeiro América-MG

Vasco x Fluminense

Santos x Palmeiras

Atlético-PR x Internacional